Viaturas e Carjacking

Viaturas

  1. Quando conduzir, mantenha as portas trancadas e os vidros total ou parcialmente levantados.
  2. As chaves sobressalentes nunca devem ser guardadas no interior do veículo.
  3. Nunca deixe dentro do carro documentos, livros de cheques, cartões de crédito, telemóveis, armas de defesa ou de caça. Evite também deixar os documentos da viatura. Sobretudo, não os deixe no porta-luvas, que não só oferece pouca segurança como também constitui um dos primeiros “esconderijos” a despertar a atenção do delinquente.
  4. Se tiver que deixar objectos no interior do automóvel não os deixe à vista, mas sim na bagageira e, no caso das carrinhas, puxe a chapeleira. Assim diminui a motivação para um assalto.
  5. Se o painel do rádio do seu carro for amovível, lembre-se sempre de retirá-lo quando sair do mesmo. (Seja discreto, pois painéis muito luminosos só chamam à atenção.)
  6. Em viagem não deixe a bagagem no porta-bagagens, quando parar durante a noite, pois o seu peso e a consequente pressão que exerce sobre o sistema amortecedor, são facilmente detectáveis por um “profissional”.
  7. Instale um ou mais sistemas de protecção, como alarmes, bloqueadores, etc.
  8. Ao parar num semáforo, mantenha os vidros levantados e fique atento à eventual aproximação de pessoas ou veículos suspeitos, mantendo o carro engatado sempre em 1ª e distante do veículo da frente, o suficiente para arrancar em caso de emergência.
  9. Evite ficar a conversar ou a namorar no interior de veículo parado.
  10. Não abra os vidros para vendedores ambulantes, que muitas vezes podem ser assaltantes disfarçados.
  11. Esteja sempre atento à acção dos arrumadores de viaturas, encontrados  principalmente nas imediações de estabelecimentos de diversão ou de zonas comerciais.
  12. Elabore seu itinerário, principalmente à noite. Tenha sempre combustível para ida e para a volta.
  13. À noite, antes de entrar no seu veículo, procure verificar se não há ninguém no banco de trás.
  14. Quando se dirigir para o seu veículo leve a chave sempre na mão, pronta para abrir a porta rapidamente, e observe com muita atenção a existência de indivíduos suspeitos nas proximidades.
  15. Levante os vidros, tranque as portas e porta-bagagens, mesmo que seja por 1 minuto apenas.
  16. Procure circular sempre por ruas iluminadas e com maior movimento, ainda que tenha que percorrer uma distância maior.
  17. Alterne sempre os seus itinerários e procure, nos mesmos, identificar pontos de apoio ou socorro, tais como: esquadras da P.S.P. ou postos da G.N.R, Bombeiros, pontos de estacionamentos de viaturas, postos de abastecimento 24 horas.
  18. Se perceber que está a ser seguido, mantenha a calma e dirija-se a qualquer instalação da Polícia. Se não for possível dirija-se a algum local fortemente vigiado.

Se possível, contacte o 112 durante o percurso.

  1. Ao chegar à sua residência à noite, não estacione sem confirmar que não há pessoas suspeitas nas proximidades.
  2. Se possível, guarde o seu automóvel numa garagem. Desta forma, nega aos larápios oportunidade para assaltarem a sua viatura.
  3. Se tiver que deixar a sua viatura estacionada no exterior, procure deixá-la num local bem iluminado.
  4. Ao sair da sua viatura, tranque as portas novamente e certifique-se que as janelas estão completamente fechadas. Uma pequena frecha pode ser o suficiente para um ladrão conseguir entrar. Esta medida reduz a vulnerabilidade da sua viatura face à ameaça representada pelos assaltantes, exigindo a estes um esforço acrescido e, logo, mais arriscado, para concretizarem as suas intenções.
  5. As películas que escurecem vidros passam a ser permitidas desde que cumpram os requisitos do DL 392/2007. Elas tornam difícil a visibilidade para o interior das viaturas e, por isso, diminuem a motivação para assaltos.
  6. Não dê boleia a pessoas que não conhece.
  1. Tome atenção a pequenos toques traseiros que simulem acidentes de viação, pois é comum que os ladrões provoquem isto somente com o objectivo de assaltá-lo (ver carjacking).

Para facilitar a recuperação da sua viatura pelas autoridades em caso de furto ou roubo:

  • Introduza um cartão de visita pessoal no interior das portas. Se o carro for recuperado, este cartão ajudará à identificação.
  • Marque o carro em vários sítios difíceis de ver, seja no motor, na carroçaria, nas jantes ou nos vidros.
  • Nunca deixe o livrete ou o registo de propriedade no interior da sua viatura. Isso facilita muito venda do carro e a viciação desses documentos.
  • Registe numa ficha os números de fabrico dos extras (rádio, leitor de cassetes, etc.) que incorporar no seu veículo e guarde-a em local seguro.

Fontes: PSP; GNR; Azeitão+Seguro